top of page

ALCANCE SEU CLIENTE NO MERCADO DE LUXO


​​

  • por Murilo Durigan | 01.11.2016 | tags varejo & e-commerce, notícias e opinião, apparel & fashion, para ler com calma, marketing & publicidade, customer experience

O primeiro passo para buscar alcançar seus clientes é entender no mercado de luxo existem três possíveis estratégias e que as diferenças entre estas três estratégias são enormes.

Podemos nomear estas três estratégias como: Luxo, Fashion e Premium. Aos olhos do consumidor ordinário, não existem muitas diferenças, ao menos em um curto prazo (e convenhamos que mesmo para o mercado de luxo as diferenças/fronteiras não são tão claras assim). Mas à medida que é necessário gerenciar uma marca, estas diferenças se tornam cruciais.

À grosso modo, se a decisão for implementar uma estratégia fashion ou premium, o estilo clássico de marketing poderá funcionar muito bem. O mesmo não pode ser dito de uma estratégia de luxo. Em uma estratégia de luxo, todos os aspectos da gestão de marketing devem ser reconsiderados e repensados.

  • Estratégia de Luxo – tem a intenção de criar o maior valor agregado de marca e poder de precificação, visando entregar elementos intangíveis de singularidade, tempo, tradição, origem, artesanal, séries pequenas e exclusivas, prestigio, etc. Ou seja, criar uma experiência completa de exclusividade e singularidade para um público específico.

  • Estratégia Fashion – a estratégia fashion é um modelo de negócio totalmente diferente, uma vez que aspectos como tradição e tempo não são tão importantes. Fashion vende por estar na moda, estar em evidência, o que pode ser considerado como um valor muito perecível.

  • Estratégia Premium – por sua vez, a estratégia premium pode ser resumida como “pague mais, receba mais”. Neste modelo de negócio o objetivo é comprovar, através de comparações e benchmarking, que este é o melhor valor da categoria. O binômio qualidade/preço é o motor desta estratégia que, essencialmente, é comparativa.

A estratégia de luxo foi originalmente desenvolvida e pensada exclusivamente para o próprio mercado de luxo, e é lá que pode ser visto hoje em dia em sua. Na verdade, é a estratégia mais eficiente para este mercado. Ela raramente é utilizada em outros mercados, embora alguns aspectos possam ser aplicados e algumas marcas já estão obtendo um grande sucesso.

E você? Já pensou em utilizar alguns conceitos do mercado de luxo para outros tipos de mercado?

Se gostou desse artigo, me ajude a transmiti-lo para outras pessoas. Curta, Comente, Compartilhe entre seus contatos, indique para seus amigos e peça para eles curtirem e me seguirem. Toda semana busco trazer um assunto bacana, um texto novo relacionado à experiência do consumidor, inovação, mercado de luxo, content marketing e assuntos relacionados.


Leia meus outros textos no Linkedin – CLIQUE AQUI

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page