A CONFUSÃO SOBRE CONTENT MARKETING


  • por Murilo Durigan | 25.10.2016 | tags inovação e empreendedorismo, notícias e opinião, para ler com calma, marketing & publicidade, customer experience

Afinal o que é conteúdo e porque o content marketing (marketing de conteúdo) é importante?

A maioria das pessoas acredita que content marketing é algo novo, inovador, mas na verdade ele sempre existiu. Toda foto, imagem, texto, vídeo, áudio, informação, etc fazem parte do marketing de conteúdo. O que realmente mudou e tornou o marketing de conteúdo cada vez mais significativo foi justamente a internet.

O que define conteúdo é tudo aquilo que é criado e compartilhado para contar uma história, a sua história. Agora, por que isso é importante? Justamente por causa da mudança que a internet causou. A internet mudou tudo.

Quando uma pessoa quer comprar um carro, busca comprar novas roupas, quer saber sugestão de qual restaurante ir, qual filme assistir, quem contratar um profissional ou serviço, instintivamente recorre a uma pesquisa na internet. Acessa a um dos vários mecanismos de pesquisa na internet (não importa se você prefere o google, bing, yahoo e diversos outros), digita uma pergunta e recebe uma resposta imediatamente. E é claro que todos queremos que nossos resultados apareçam nesta pesquisa, certo?

E é ai que ter um ótimo conteúdo faz toda a diferença!

Tudo aquilo que é criado para contar uma história, contar porque as pessoas devem te contratar, porque eles devem comprar seus produtos em detrimento aos seus concorrentes.

Content marketing está em alta atualmente. As pessoas estão comentando cada vez mais sobre content marketing justamente por terem entendido o poder que o conteúdo possui. E uma desculpa usada até pouco tempo não pode ser usada mais como justificativa para não estar online: “Meus clientes não estão online e, por isso, não sei se meu negócio também deve estar”.

Errado! Toda faixa etária possui um smart phone. De crianças a idosos, todos estão conectados atualmente, querendo ou não! E o mais importante, estão ativos na internet, compartilhando informações e fazendo avaliações. Todo mundo tem acesso!

Se você não está criando conteúdo, você esta perdendo a chance de engajar essas pessoas e criar algo extraordinário para seus clientes, receber a atenção deles e fazer com que esses clientes queiram comprar seus produtos ou serviços.

Outro ponto que mata o content marketing é justamente a cópia. As pessoas estão copiando tudo aquilo que as grandes empresas estão fazendo e isso não dará os mesmos resultados que essas empresas conquistaram. A maior beleza do content marketing é que ele é democrático e deve ser customizado! Toda campanha de conteúdo deve ser pensada exclusivamente levando em consideração os valores e a cultura das organizações e aquilo que elas querem transmitir, independentemente se são empresas grandes ou profissionais liberais.

Mas ao mesmo tempo que o content marketing é lindo por dar o poder de comunicação a todos, também é traiçoeiro, justamente por que não aceita erros e campanhas desconectadas com os valores, imagens, cultura e com a realidade das empresas. Um dos queridinhos do content marketingé o real time marketing, mas vamos encarar friamente, real time marketing é muito complexo para ser feito e, a maioria das pessoas, não possuem o budget necessário para desenvolver uma campanha relevante como a campanha do Oreo durante o Super Bowl.

Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=WQ42PJgu104

Portanto, tenha certeza que você esta produzindo o conteúdo correto para sua audiência e que tenha um propósito claro para produzir este conteúdo. Não tente produzir um tipo de conteúdo e transmitir algumas histórias se elas não combinam perfeitamente com a cultura da empresa. O content marketing tem a beleza que criar uma resposta emocional, um vínculo com os consumidores através do engajamento, mas se a mensagem não reflete sua cultura, ela será estranha e inexpressível (ou pior, surtirá efeitos negativos para sua empresa).

Como você enxerga essa oportunidade para conversar diretamente com seus clientes, produzindo conteúdos relevante e direcionado?


Se gostou desse artigo, me ajude a transmiti-lo para outras pessoas. Curta, Comente, Compartilhe entre seus contatos, indique para seus amigos e peça para eles curtirem e me seguirem. Toda semana busco trazer um assunto bacana, um texto novo relacionado à experiência do consumidor, inovação, mercado de luxo, content marketing e assuntos relacionados.


Leia meus outros textos no Linkedin – CLIQUE AQUI

#Marketing #ContentMarketing #ExperiênciadoConsumidor

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square