top of page

ABORDAGEM HOLÍSTICA NECESSÁRIA PARA O SUCESSO DE INSTAGRAM


  • Por Murilo Durigan | 29.03.2017 | tags varejo & e-commerce, notícias e opinião, apparel & fashion, para ler com calma, marketing & publicidade, customer experience


De acordo com o relatório divulgado pela Fashionbi: Fashion Business Intelligence, as marcas de luxo e moda que estão fortalecendo sua presença no Instagram precisam investir em storytelling e desenvolver uma história completa utilizando ao máximo os recursos e plataformas disponíveis pelo aplicativo, para obter o real beneficio do Instagram.


Quanto maior a presença no Instagram, melhor para as marcas, o que significa máximo proveito das funcionalidades, como parcerias com influenciadores, promoção e alavancagem do InstaShop e anúncios. Inserir simplesmente "link na bio" (como muito utilizado no passado) não surte mais o efeito desejado. Direcionar a audiência para um link estático na bio está desatualizado agora que o aplicativo reforçou sua capacidade. E, por isso, as marcas devem realmente investir na operacionalidade e tentar tirar o máximo proveito, ou correr o risco de ficar para trás. E mais, incentivar os usuários a clicar no link em bio requer muitos passos, o que pode significar um monte de abandonos no meio do caminho.


O atual aplicativo Instagram, além de passar por um complexo processo de monetização, também passou a ser considerado mais do que apenas uma plataforma de compartilhamento visual. Atualmente, o aplicativo oferece oportunidades de negócios atraentes tanto para as marcas quanto para os consumidores, ajudando-os a se conectar, através de influencers, etailers ou plataformas integradas do InstaShop.


E mais, as Instagram Stories e os anúncios estão proporcionando às marcas uma melhor visibilidade junto ao público-alvo. No entanto, nem todas as marcas estão aproveitando esses recursos, utilizando, no máximo, a colaboração com influencers.


IMPORTÂNCIA DE INSTAGRAM


Existem diversos bons exemplos de marcas que fazem bom uso do Instagram, tais como:


1. NASA (@nasa)


Como complementação a sua campanha de conteúdos no Instagram, a NASA oferece informações bônus via Instagram Stories e esta é uma das melhores estratégicas: contar histórias completas a respeito de cada um dos post no aplicativo.


Uma das grandes diferenças entre Instagram e Snapchat é que o instagram proporciona informações de público e visualização.


Com isso a Nasa usa a Instagram Stories como uma estratégica natural e um ótimo exemplo é a recente campanha e que a NASA postou a respeito da chuva de meteoro Perseid.


2. GoPro (@gopro)

Trazendo os seguidores para uma aventura


GoPro é sinônimo de Aventura e, desde quando as novas funcionalidades do Instagram foram lançadas, a marca mergulhou de cabeça na oportunidade de compartilhar aventuras a seus seguidores.


Recentemente, com a campanha Realizando o sonho dos membros da familia GoPro de vivenciar a aurora australis, a GoPro compartilho toda a Aventura para seus seguidores, com informações sobre a viagem e vídeos exclusivos.


3. Suitsupply (@suitsupply)


Outro bom exemplo de campanhas bem sucedidas no instagram é da marca Suitsupply, uma empresa de ternos masculinos que criou seu próprio site dedicado aos itens apresentados em sua conta. Os usuários podem procurar a peça, tais como terno, casaco, camisa, calças, sapatos, gravata e saco, que estão sendo divulgadas diretamente no site.


INSTAGRAM USER


Outro ponto a ser discutido diz respeito aos social influencers relevantes e às marcas que se associam a esses influenciadores para campanhas e anúncios em que os posts patrocinados são contextuais e pessoais, na busca por resultados diretos. A utilização de social influencer atrelada a uma campanha completa no instagram garante uma cobertura maior e, ao mesmo tempo, atingir um público alvo mais direcionado, com maior probalidade de uma resposta direta e positiva.


EXEMPLOS DE INSTAGRAM DE LUXO


Além de tudo o que foi apresentado, a house couture francesa Christian Dior (@dior) desenvolveu uma estratégia muito bem sucedida junto a seu público moderno, levando sua coleção primavera/verão 2017 a ser revelada em sua conta no Instagram.


Dior aproveitou e divulgou cenas de backstage em sua conta do Instagram para trazer o coração de sua marca mais perto dos consumidores, com uma série de vídeo que discutiu modelos femininos. Além de apresentar e discutir modelos, a conta também apresentou um Teaser do debut show de sua primeira diretora criativa feminina.


Essa série de vídeos olhou para as mulheres do atelier trabalhando e discutindo sobre os últimos retoques e destaques da coleção e colocou os seguidores dentro do processo criativo e, ao mesmo tempo, possibilitou que os seguidores se sentissem parte de todo o envolvimento da Dior.


Mas, mesmo com todas as ferramentas disponíveis, o que se observa é que as marcas ainda não estão aproveitando todas as vantagens do aplicativo, trabalhando de forma segmentada ou no máximo com a ajuda de social influencers.


As marcas precisam aproveitar ao máximo sua presença nesse canal e, com um pouco mais de esforço, do ponto de vista estratégico e do ponto de vista de investimentos, essas marcas podem realmente se destacar, construindo um conteúdo visualmente mais atraente.


Sua marca sabe utilizar todas as ferramentas disponíveis no Instagram e você tem alguma experiência positiva que quer compartilhar?



Se gostou desse artigo, me ajude a transmiti-lo para outras pessoas. Curta, Comente, Compartilhe entre seus contatos, indique para seus amigos e peça para eles curtirem e me seguirem. Toda semana busco trazer um assunto bacana, um texto novo relacionado à experiência do consumidor, inovação, mercado de luxo, content marketing e assuntos relacionados.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page